Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Triunfadores NATURALES 2015 - Matador de Toiros

    Terminada a Temporada Taurina, e com a intenção de distinguir os que mais se destacaram nas respectivas categorias, o NATURALES solicitou aos seus colaboradores que indicassem um nome para cada ofício, e assim, de modo democrático, chegarmos aos que sobressaíram este ano no nosso país.
    A nossa avaliação teve em conta actuações de portugueses e estrangeiros esta temporada em Portugal.


    MATADOR DE TOIROS
    António João Ferreira

    É a mais ingrata das categorias, porque todo aquele que se veste de seda e ouro, que carrega de profissão uma que não tem ordem de ser concretizada no nosso país, merece ser destacado. E a votação foi renhida mas coube a vantagem ao António João Ferreira a quem as grandes faenas nas Caldas da Rainha onde se sagrou triunfador, e a entrega e valor que colocou em Vila Franca na Feira de Outubro, fizeram eco esta temporada. Poucas oportunidades é verdade mas actuações intensas e verdadeiras. Um toureiro discreto, de imensa arte mas infelizmente pouco aproveitado. Infelizmente... 


    Os outros... 

    Poderíamos começar por vos falar, ou até ter dado como triunfador, alguma das figuras espanholas que este ano actuaram em Portugal e fizeram do Toureio a Pé um rei maior. A Enormidade que foi Juli no Campo Pequeno, a arte que foi Juan del Álamo também em Lisboa, a raça de Padilla na Moita e porque não, a toreria de El Cid a abrir temporada em Mourão. Mas gostávamos mais de vos falar dos portugueses, e não poderíamos não falar daquele que esta temporada fez grande feito, Paco Velasquez. Num país onde as portas ainda se mantêm fechadas a esta vertente do toureio, Paco actuou em 6 festejos, inclusive em Barrancos onde saiu em ombros. Também Manuel Dias Gomes se viu condicionado pelas poucas oportunidades, e logo no ano em que tirou alternativa. Injustiça? Que mais?! Ainda assim nas pouquíssimas vezes que actuou provou que merece mais. Nuno Casquinha continuou uma temporada discretíssima e Pedrito de Portugal, o eterno Pedrito, viu-se anunciado nalguns 'mano-a-mano' principalmente com cavaleiros. 
    De qualquer forma, fica a questão: porque nenhum dos matadores portugueses foi à primeira praça do país? Quer dizer, António João Ferreira ainda lá foi, em caso de substituição do El Juli, e saiu uma vez ao quite, mas... Matador de toiros, português, e no Campo Pequeno, este ano só se viu um, e foi o gestor taurino. 
    Mais oportunidades precisam-se, senhores...




    Artigos Relacionados: